segunda-feira, 1 de março de 2010

Rio: há 445 anos, a Cidade Maravilhosa

 
Hoje, 1º de março, é dia de uma aniversariante mais do que especial.  A Cidade Maravilhosa – também conhecida como Rio de Janeiro – completa 445 anos. Mas sou da opinião que o Rio não é só uma cidade, mas um estado de espírito.

No Rio todo mundo é mais feliz. Por mais quente que seja um dia de trabalho ou por mais estressante que seja o trânsito, há o conforto de se estar a dois passos da praia, de ter o Cristo Redentor como vigia permanente, de ter as noites da Lapa para fugir desse mundo real. A verdade é essa, o Rio é a metrópole da vida real e ao mesmo tempo é a praia, a natureza e a cidade cultural da fantasia. Os contrastes são o tempero especial dessa mistura que está sempre no ponto.

São muitos os fatores que fazem o Rio ser essa cidade tão especial, mas eu destaco dois. A natureza, sem sombra de dúvidas, se encarregou de caprichar nas belezas. Cada detalhe parece ter sido desenhado com cuidado, com capricho e com paixão. Mas há também os cariocas, um povo peculiar que dá o sotaque, a energia e o astral dessa, que se não é mais a nossa capital há 50 anos, é a mais brasileira das cidades. O carioca é gente boa, é um povo mais do que do bem.

Sou suspeito para falar do Rio de Janeiro. Minha relação não é simplesmente de um admirador ou de um turista qualquer, mas de um apaixonado. Portanto, minha visão é completamente parcial. Só que a uma parcialidade do bem, de alguém que ama. No Rio está minha praia preferida, as festas que mais gosto, a rádio musical que escuto, meu pai, meus irmãos, meus amigos, meus amores.... O Rio é meu ponto de fuga nas férias, nos feriados, nos finais de semana ou quando quero simplesmente ver o mar. E não há lugar melhor para isso.

Uma vez me disseram que eu sou o gaúcho mais carioca que existe. Gostei dessa definição. Incorporei à minha identidade. Amo muitos lugares, mas o meu caso de amor com o Rio supera tudo isso. Por isso comemoro o dia de hoje e homenageio a mais maravilhosa das cidades.

Viva o Rio!

Falei!

Um comentário:

  1. Realmente, o Rio de Janeiro continua LINDO!!!
    Parabéns RJ!

    ResponderExcluir