quinta-feira, 23 de julho de 2009

Preconceito com espirros

O Ministério Público do Trabalho lançou uma campanha publicitária que espalhou anúncios e outdoors por Porto Alegre, condenando o preconceito contra homossexuais, negros, deficientes e portadores do vírus HIV. Louvável iniciativa. Mas eu gostaria de lançar outra campanha, contra o preconceito aos que sofrem de rinite alérgica. Explico o motivo.

Sofro de rinite e no inverno a situação é crítica. Qualquer pelinho de roupa, de lã ou qualquer outro dos milhares de acessórios que somos obrigados a utilizar para nos aquecer que entra no nariz provoca uma crise de espirros. No meu caso, são séries entre 10 a 20 seguidos, várias vezes ao dia. Só que em tempos de H1N1, onde o pânico da nova gripe se espalhou, as pessoas passaram a ter medo de quem espirra.

Dia desses eu estava no aeroporto de Porto Alegre, onde a maioria das pessoas circula de máscara. Como cheguei muito cedo, sentei-me numa poltrona em frente à TV, ao lado de dezenas de pessoas. Foi só começar a sucessão de espirros para as pessoas se levantarem rapidamente. Abriu um clarão ao meu redor. Constrangido, levantei e saí do lugar.

É engraçado, mas igualmente constrangedor. Ninguém está livre da nova gripe, mas no meu caso é só rinite mesmo. Muita calma nessa hora! Quem tem rinite não pode ser discriminado!

Falei!

2 comentários:

  1. Bem lembrado,pois sofro do mesmo mal...concordo plenamente contigo.
    Bjus, Marcia

    ResponderExcluir
  2. Aleluia ! Alguém que me entende. Passo pelo mesmo constrangimento e é impressionante a neurose que isso se tornou. Pior que isso é a discriminação com as crianças , pois tenho medo que meu filho de 6 anos e também alergico seja impedido de ir a escola porque espirra e funga... É obvio que me preocupo com a gripe , mas isso já não está meio demais ???
    Abraço
    Camila

    ResponderExcluir