quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Nada vai nos separar


Uma das frases cantadas pela torcida colorada diz “nada vai nos separar”. Eu poderia destacar muitas frases dos cantos da torcida ou do hino do meu time, mas essa tem um significado muito singular para mim.
 
Sou colorado desde sempre e para sempre. Nunca me imaginei torcendo para outro time senão para o Clube do Povo do Rio Grande do Sul. O vermelho é minha cor, minha paixão. Ser colorado faz parte da minha identidade.
 
Nasci numa família bem dividida entre colorados e gremistas. Mas essa divisão era só na minha família. Quando fui para a escola, me deparei com outra realidade. Vivíamos uma época – décadas de 80 e 90 – em que o clube rival ganhava tudo. Então era pop ser gremista. Quantos colegas de famílias inteiras de colorados se tornaram gremistas. Eles eram muitos. Nós éramos poucos, mas resistentes. Me lembro de cada um dos poucos colegas e amigos colorados e da festa quase solitária que fazíamos quando o Inter ganhava algum jogo ou o Gauchão. Quando ganhávamos um Gre-Nal, era o nosso dia de maior satisfação, pois o gostinho daquela meia dúzia ganhar do time de centenas era único.
 
Eu recordo dessa época para reafirmar meu coloradismo. Não escolhi meu time pelos títulos ou pelas vitórias, mas pela paixão e pela garra. Depois veio uma época em que passamos a ganhar tudo e tenho certeza que a quantidade de colorados em idade escolar cresceu muito. Ganhar é bom. Mas perder é da vida. E nós colorados sabemos perder como poucos.
 
Até hoje eu comemoro cada título – do Gauchão ao Mundial – como se fosse o primeiro. Esperei muito para ver cada um deles e me orgulho de viver uma era tão gloriosa. Entretanto, também sei perder, e como sei. Fiquei triste com a derrota do meu Inter para o africano Mazembe. Eu sonhei que repetiríamos as glórias de 2006 em 2010. Não deu. É sofrido, mas faz crescer, amadurecer. O sonho do BI mundial não acabou, só foi adiado. E essa derrota não abala em nada a minha paixão pelo meu time, afinal de contas, NADA VAI NOS SEPARAR. Jamais!
 
Falei!

3 comentários:

  1. Concordo totalmente! Também sou dessa época que os colegas eram na sua maioria gremistas e mantive minhas convicções e coloradismo! Nem sabia porque torcia para o Inter, mas não consegui deixar de ser colorada. A identificação com um clube é algo que não se explica. Não é agora que vamos esmorecer! Inter, nada vai nos separar. Beijo. Aline Adolphs

    ResponderExcluir
  2. Síntese do meu sentimento.
    Muito bom, e com certeza este coloradismo gratuíto e incondicional, faz com que tenhamos certeza de dizer que nada vai nos separar.
    Bj pra tu!

    ResponderExcluir
  3. Nada vai nos separar....
    Inspirador este post!
    Bruno aproveitei o niver de 1 aninho do meu blog para fazer uma simples lembrancinha aos amigos bloggeiros!
    Dá uma olhadinha e depois me diz o que achou!

    http://solvidaetudomais.blogspot.com

    Bjinhos

    ResponderExcluir