quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Barcelona


Barcelona é uma cidade louca e como foi bom curtir essa loucura nas minhas férias. Caminhar pela La Rambla logo na chegada é a melhor das recepções. Se não bastasse o charme natural do calçadão largo, coberto por árvores, ali se concentram as mais diversas manifestações culturais, seja na rua ou no imponente museu Liceu. Também é na La Rambla que está o Museu de Cera, o colorido e pulsante Mercado de San José e, lá no fim, está o Mar Mediterrâneo.

E foi nessas imediações, num bairro fortemente marcado pela imigração, que fiquei hospedado e vivi uma das mais mágicas experiências da minha vida. Fiz amigos da Inglaterra, da Guatemala, da Colômbia, dos Estados Unidos, da Alemanha, da Holanda, do Nepal, do Japão e até do Brasil. Sim, Barcelona - e em especial o Be Hostel - foi o lugar que proporcionou o maior e melhor intercâmbio dessa viagem.

A capital da Catalunha é predominantemente plana. Os poucos morros existentes ficam ao redor da cidade, o que permite uma visão panorâmica inesquecível. E é num desses morros que conheci um dos lugares mais encantadores do mundo. O Parc Güell é um parque todo feito com obras de arte de Gaudi. Cada ambiente é uma paisagem diferente neste ambiente absolutamente apaixonante, com Barcelona aos nossos pés. A energia daquele ambiente é única e inesquecível.

Como amante do futebol, vivi uma experiência que também ficará para sempre na memória. Tive a oportunidade de assistir ao vivo a um dos maiores clássicos de futebol do mundo: Barcelona X Real Madrid. O resultado de 5 X 0 para o time da casa foi só mais um ingrediente dessa mistura perfeita. Participar da festa da torcida do Barcelona diante de vários dos melhores jogadores do mundo é o saldo altamente positivo.

Pedalei muito em Barcelona, conheci praças, avenidas, arenas de touradas, mercados, a praia... ai, como foi bom encontrar o mar, mesmo no frio. Como diz o Nando Reis, "quando a gente fica em frente ao mar, a gente se sente melhor." Fui a loucas festas num acaso do destino. Cantei, dancei, me diverti, bebi, dancei no palco e fiz tudo que tinha direito. Foi em Barcelona que eu me joguei e vivi intensamente as férias que tanto esperei. 

Cada palavra que escrevo sobre Barcelona me deixa com saudades. Como foi incrível viver essa louca e caliente aventura. 

Falei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário