terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Amsterdã


Amo viajar! Na minha opinião esse é um dos maiores prazeres da vida. Conhecer lugares, pessoas, culturas... isso enriquece muito. No entanto, não tenho o sonho de conhecer muitos lugares. Curto o inusitado, esteja ele em alguma cidadezinha da Serra Gaúcha, em alguma praia do litoral nordestino ou em algum ponto do mundo. Mas havia dois lugares no mundo que sempre sonhei em conhecer. Um deles conheci nessas férias: Amsterdã.

Toda vez que via alguma foto ou vídeo de lá, ficava encantado com aquele lugar tão peculiar. As pessoas que já conheciam me diziam que era impossível descrever em palavras. Se é...

Quando cheguei no aeroporto da cidade, veio a primeira surpresa: minha mochila não havia chegado, ou seja, eu estava com a roupa do corpo em Amsterdã. Fui registrar a ocorrência e veio o segundo choque: o idioma. O inglês que eles falam é diferente do que aprendemos nos cursos e estamos acostumados a ouvir em filmes. Depois acabamos pegando o trem errado e por pouco não fomos parar no norte da Holanda.

Passados esses contratempos, comecei a viver um conto de fadas. É incrível caminhar por aquelas ruas extremamente organizadas e ver um cartão postal em cada lado que se olha. Os prédios são lindos, as pessoas são lindas, as bicicletas são lindas, a paisagem nem se fala... tudo é perfeito!

Depois que a mochila chegou e eu me familiarizei com o idioma, tudo ficou ainda melhor. O coroamento foi a locação de bicicleta para pedalar muito por aquelas ruas nos dias de muito frio do outono europeu. O trânsito lá é feito para as bicicletas. Todo mundo tem uma, para desfilar sua elegância sobre rodas. Sim, todas as pessoas são elegantes, inclusive enquanto pedalam.

Se faltou o colorido da primavera, sobraram paisagens maravilhosas. Os dias são curtos, a maioria do tempo é escuro, mas Amsterdã está sempre pronta para te surpreender. Quando achávamos que todos os dias seriam cinzas, surgiu o sol. Daí tudo ficou mais lindo, e obviamente, mais iluminados.

A liberdade que se respira em Amsterdã não se restringe aos Coffee Shops. Esses estabelecimentos servem para provar o quanto eles são evoluídos e o quanto precisamos evoluir. Mas a liberdade de Amsterdã está nas ruas, nos canais, nas músicas que se ouve pelas ruas, nos parques, nas bicicletas, nas pessoas, na consciência.

Cada minuto que vivi em Amsterdã foi mágico. Esse é o resumo. Isso só me deixou com gostinho de quero mais e com uma certeza: em breve eu voltarei. Muitas vezes! Até porque I AMsterdam....

Falei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário