segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tom e Jerry


Quando eu era criança adorava assistir desenhos na televisão. Na verdade ainda gosto, mas é óbvio que hoje em dia assisto de vez em quando. Eu mudei e os desenhos também. Naquele tempo a sensação era o Pica-Pau, o Popeye, a Caverna do Dragão e o Tom e Jerry. Nada de “Digimons”, “Pokemons” e coisas do gênero. As coisas eram mais inocentes.

Esse final de semana assisti a um episódio do Tom e Jerry, que me inspirou a escrever sobre isso. A eterna briga do gato e do rato é algo genial. Começa que se trata de um desenho mudo, onde o único som é a trilha sonora instrumental. É esse fundo que dá toda a emoção. Os seres humanos não aparecem. Somente as canelas da dona do Tom são vistas em alguns episódios. E o motivo é simples: o mundo ali não é o humano, é dos animais mesmo.

Mas uma coisa que me chamou a atenção agora é que durante toda a vida eu torci pelo personagem errado. Quando criança, eu era fã do ratinho Jerry, sempre muito perspicaz. Outro sinal da inocência. Esse ratinho é uma praga cuja missão é infernizar a vida do gato Tom. Sim, a casa é do Tom, a comida é do Tom, a dona é do Tom... tudo é do Tom, menos a tranquilidade, uma vez que o Jerry não lhe proporciona nem um diazinho de paz. Inclusive eu acho que foi aí que surgiu a expressão “fazer gato e sapato”, pois é exatamente isso que o Jerry faz com o Tom. E o pior é que quase sempre é o ratinho que acaba se dando bem.

Mas saudosismos à parte, Tom e Jerry marcou a minha vida e certamente marcou a vida de muita gente.

Falei!

3 comentários:

  1. É uma bela metáfora da vida não?
    Bj bj
    Rebeca

    ResponderExcluir
  2. Caverna do Dragão sobreviveu ao tempo. E me custa acreditar que só teve mesmo 20 poucos episódios. Tá no ar, na TV Globinho. Cada vez que olho me dá um arrepio. Parece que vou ter que ir pra aula depois do almoço. Hehehe

    ResponderExcluir
  3. Isso aí, concordo! Fizeram um desenho em que o VILÃO se dá bem. Esse Jerry é podre de tão abusado e folgado. E o pior é que na maioria das vezes ele perturba a vida do Tom e se dá bem, com o Tom apanhando por coisas que não tem culpa no final!

    ResponderExcluir