quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Posto 9


Hoje, 20 de janeiro, é dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. Dia e ocasião mais do que apropriadas para eu acabar com as férias da escrita e voltar a alimentar o meu blog, algo que faço com tanto prazer e que estava com saudades. É o meu primeiro post de 2010.

Voltei a trabalhar após umas férias no Rio e em Morro de São Paulo, na Bahia. Mas é sobre o Rio que quero falar, por ser dia de São Sebastião, por ser uma cidade que amo, por eu estar com saudades e por ser um lugar tão marcante em minha vida. Mais especificamente, quero falar de um lugar muito peculiar no Rio, ali em Ipanema, o chamado Posto 9, ou, na linguagem dos cariocas, o Poiiiiiiiixxxxxxxto 9. Durante 20 dias, meu endereço foi: Posto 9, algum guarda-sol vermelho ou amarelo ao redor da bandeira do Uruguai (por mais que o Vicente tenha tentado sutilmente me transferir para a barraca da Denise).  Das 11h às 20h. Todos os dias, inclusive domingos e feriados! TODOS!

O Posto 9 é o ponto mais democrático da Cidade Maravilhosa. É ali, naquele pedaço de praia, naquela faixa de areia entre o calçadão e o mar que a liberdade tão sonhada é vivida. Liberdade para todas as formas de amor, de manifestação, de trajes e de cigarros. Se na Farme fica a tribo colorida, no coqueirão ficam os fãs de reggae. No meio do caminho tem um pouco de tudo, um pouco de todos. À oeste temos o Leblon e o Vidigal, ao sul o mar, ao leste o Arpoador e ao norte os luxuosos e tão sonhados apartamentos da Vieira Souto. Foi ali que o Vinícius e o Tom se encantaram por uma certa Garota de Ipanema e que o Caetano se apaixonou por um tal Menino do Rio.

Ali também é repleto de personagens. Tem o vendedor que assusta com seu grito de “AAAAAA BACAXI”, tem “O MELHOR” mousse do Rio de Janeiro, o “AÇAÊÊÊÊÊ”, o “CIGARÔ” e o “BISCOITO DA VOVÓ”, que todos outros chamam mesmo de “BISCOITO GROBO”, por mais que a grafia correta seja Globo mesmo. Tem ainda o famoso sanduíche uruguaio, o churipan da Dona Glória, a turma do futevôlei e uma infinidade de opções.

Mas além disso há, acima de tudo, pessoas. Muitos turistas, é verrade, mas também muitos cariocas que são um povo especial. Carioca não tem marra, tem estilo. E todos formam uma multidão de pessoas do bem, que cantam, que se reúnem ao redor de um violão, que se apaixonam, que namoram, que paqueram, que zoam, que curtem, que apreciam cada pôr-do-sol à esquerda do morro Dois Irmãos e aplaudem o astro Rei que foi o principal responsável por aquele dia de praia existir.

Se o Rio é a Cidade Maravilhosa, Ipanema  - e muito especialmente o Posto 9 – é a praia encantada, lugar da diversidade, da liberdade, da alegria, da amizade, do amor!

Eu amo o Rio! Eu amo Ipanema! Eu amo o Posto 9!

Falei!

Um comentário:

  1. Isso não é amor, é tara! kkkkk Saudoso posto 9. Gosto muito também, mas como sou uma inquieta, gosto de novidades, de passear e conhecer "outros mundos". Saudade do RJ, de você e das farras.

    Bjks Rebeca

    ResponderExcluir