Não vou entrar nos aspectos políticos. Nem tampoucos falar da pessoa. Agora, que me perdoem o Faustão, o Silvio Santos ou o saudoso Chacrinha, mas o maior comunicador desse país se chama Luiz Inácio Lula da Silva.
Sempre achei isso, mas nessa sexta-feira tive a oportunidade de acompanhar o presidente em três atividades em Porto Alegre. É impressionante que ao discursar em uma comunidade carente, num fórum de informática ou num evento empresarial ele consegue falar diretamente com o público. Ele muda o discurso, mas passa a sua mensagem, tocando diretamente os interlocutores, onde quer que esteja.
Se o público é o povão, fala de futebol. Para os nerds, revela sua dificuldade com a informática. Para os empresários da comunicação, destaca a defesa da liberdade. Pode parecer pouco, mas quem estuda o discurso sabe a importância do "gancho" e esses aspectos que mencionei são o que fazem o Lula ser ouvido e compreendido. É, de fato, um caso a ser estudado.
Essa é a maior explicação para a popularidade do Lula, afinal "nunca antes na história desse país" um presidente falou tanto com o seu povo.
Falei!
terça-feira, 30 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário