terça-feira, 29 de setembro de 2009

Orgulho brasileiro

Despido de qualquer posicionamento político, preciso comentar o orgulho que senti de ser brasileiro ao ver o presidente Lula no centro das atenções (e da foto) do G20, o fórum que a partir de agora reúne os países mais importantes do mundo.

E o meu orgulho não é só por ser o Lula, mas também por ser o Lula, em quem sempre votei e acredito. É muito simbólico, pois esse é justamente o presidente que sofreu todos os tipos de preconceitos - por não ter curso superior, por não falar inglês, por ser nordestino, por não ter um dedo e por aí vai - e que se firma como um dos mais importantes líderes mundiais.

Mas por outro lado, o orgulho é nacional mesmo, pois o Lula deixará de ser presidente e o Brasil continuará na mesa de discussões, com outros ou outras governantes. E nós brasileiros nos acostumamos com uma visão que nos automenosprezava. Daí vem a cultura de valorizar tudo que vem de fora, de reafirmar os aspectos negativos do Brasil. Agora as coisas se mostram diferentes. Dívida externa e FMI são coisas do passado, o presidente americano se aconselha com o brasileiro e o Brasil passa a ter outros símbolos além do futebol, das praias, do samba e da bunda das mulheres.

Agora o estado brasileiro também é um símbolo para o mundo. E isso me orgulha muito como brasileiro.

Falei!

Um comentário:

  1. Lula é o cara, sou fã dele!! E ele sempre dá um jeito de se destacar, olha o terno dele nessa foto, ótimo...

    ResponderExcluir